Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/19619
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisordos Santos, Adriano Machado-
dc.contributor.advisorRodrigues, Rosemberg Fortes Nunes-
dc.contributor.authorDecaris, André Matos-
dc.contributor.authorLobo, Carlos Henrique Pereira-
dc.contributor.authorRodrigues, Kaio Felipy Silva-
dc.date.accessioned2022-09-17T15:26:13Z-
dc.date.available2022-09-17T15:26:13Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/19619-
dc.description.abstractA energia fotovoltaica além de ser considerada limpa, por não emitir quantidades consideráveis de poluição durante a geração, é alimentada com uma fonte inesgotável, o sol, e se propõem a solucionar a falta da energia elétrica em regiões isoladas e sem viabilidade de outras fontes de energia. O planejamento, implementação e manutenção desse sistema de geração necessita de profissionais capacitados e qualificados, circunstância que, nas instituições de ensino deixam a desejar. Com a finalidade de aprimorar esse conhecimento, o presente trabalho desenvolveu uma Bancada Didática Fotovoltaica com o objetivo de integrar o desenvolvimento teórico, de sala de aula, com a prática, ao simular com todos componentes básicos um sistema dessa geração, incrementada com dispositivos de medição para análises com o micro controlador Arduino através de uma interface gráfica com Python. A metodologia empregada para essa resolução é: planejar ações que devem ser desenvolvidas, analisar, através de revisões na literatura, informações relevantes sobre o tema, construir uma bancada, elencando todos os materiais necessários e os métodos utilizados, acompanhar a utilização da bancada por alunos, verificar o nível de satisfação através de um questionário e feedback livre dos mesmos. Como resultado do trabalho, houve uma avaliação positiva por parte dos alunos e o protótipo cumpriu todos os requisitos propostos a serem desenvolvidos. Desse modo, conclui-se que a utilização de mecanismos que proporcionam um método de ensino teórico-prático acentua o conhecimento dos estudantes, desenvolve e aprimora o interesse e melhor os capacita para o mercado profissional.pt_BR
dc.subjectbancada didática fotovoltaicapt_BR
dc.subjectteórico-práticopt_BR
dc.subjectconstruçãopt_BR
dc.subjectfeedbackpt_BR
dc.titleBANCADA DIDÁTICA FOTOVOLTAICApt_BR
Appears in Collections:Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bancada Didática Fotovoltaica - Finalizado - CORREÇÃO.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.