Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/19108
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cardoso, Hígor Chagas | - |
dc.contributor.author | Sousa, Ana Lara Menezes de | - |
dc.contributor.author | Soares, Guilherme Antônio Ferreira de Sena | - |
dc.contributor.author | Curado, Habyla Thalya Alves Madureira | - |
dc.contributor.author | Maia, Lucas Lafaerto Felix | - |
dc.contributor.author | Bessa, Nathália Brandão de | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-07T14:22:21Z | - |
dc.date.available | 2022-07-07T14:22:21Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-20 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/19108 | - |
dc.description.abstract | A compreensão do processo de humanização no âmbito da saúde é importante, uma vez que é indispensável na relação médico-paciente, pois promove uma medicina direcionada à pessoa. Em busca desse cenário ideal, foram realizadas alterações na matriz curricular acadêmica bem como a criação de políticas e diretrizes, evidenciando uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Nesse contexto, objetivou-se avaliar a atitude dos médicos docentes a respeito da humanização da relação médico-paciente, especificamente, as atitudes de humanização relacionada à especialidade médica, tempo de formação, sexo e títulos de pós graduação. Como método foi realizado um estudo descritivo, quantitativo e transversal conduzido com 74 docentes médicos do curso de medicina da Universidade Evangélica de Goiás com dados coletados por meio da Escala de Orientação Médico-Paciente (EOMP). Os resultados dos escores globais obtidos (4,55), para todas as grandes áreas médicas pesquisadas, refletiram que as atitudes da relação médico-paciente estão focadas de forma preponderante no profissional e na doença. A variável área médica de formação apresentou associação estatisticamente significativa aos diferentes escores da EOMP (p < 0,05). Não se observou associação estatisticamente significativas entre as atitudes humanizadas e as variáveis sexo do participante (p=0,141), tempo de formado (p = 0,849) e títulos acadêmicos (p = 0,794). Ressalta-se assim, a necessidade de implementação da formação acadêmica no que se refere a temática sobre a humanização para uma formação do profissional médico com atitudes mais centradas no paciente. | pt_BR |
dc.subject | Humanização da Assistência. | pt_BR |
dc.subject | Instituições acadêmicas. | pt_BR |
dc.subject | Docentes de medicina. | pt_BR |
dc.subject | Escolas médicas. | pt_BR |
dc.title | Atitudes de humanização dos docentes médicos e fatores relacionados | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
4 Atitudes de humanização dos docentes médicos e fatores relacionados.pdf | 1.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.