Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/1875
Title: | AS RELAÇÕES DE PODER NO CONTEXTO ESCOLAR: O PODER DISCIPLINAR EM FOUCAULT E A ACULTURAÇÃO EM CHERVEL |
Authors: | Abreu, Sandra Elaine Aires de Souza, Natália dos Santos de |
Keywords: | Poder disciplinar Aculturação Disciplina Escolar Relações de Poder Contexto Escolar |
Issue Date: | 24-Jun-2019 |
Abstract: | Este artigo tem como objeto de estudo o poder disciplinar segundo Foucault e a aculturação feita pelas disciplinas escolares segundo Chervel. Neste contexto, o presente trabalho pretende estabelecer as relações do poder disciplinador das escolas e a aculturação das disciplinas escolares.Tem como objetivo geral: analisar o processo disciplinar no ambiente escolar segundo Foucault e Chervel. E os objetivos específicos: explicar como Foucault discute o estabelecimento do poder disciplinar na escola; explicar como Chervel discute a aculturação a partir das disciplinas escolares; explicar a relação entre o poder disciplinador em Foucault e a aculturação disciplinas escolares em Chervel. A presente pesquisa foi desenvolvida por meio da pesquisa bibliográfica, e tomamos a obra Vigiar e punir, 1987, de Michel Foucault e o artigo A história das disciplinas escolares 1990 de André Chervel como “fontes”. O processo disciplinar no ambiente escolar nos dois autores segundo os autores estabelece uma relação com o termo disciplina. A disciplina de corpos dóceis e a disciplina escolar por meio de aculturação e assimilação obtêm um mesmo resultado, ou seja, a disciplina. |
URI: | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/1875 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC NATÁLIA.pdf | 150.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.