Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/1873
Title: | O ENSINO DA DIVERSIDADE CULTURAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ANÁPOLIS |
Authors: | Abreu, Sandra Elaine Aires de Castro, Mirian Taynara Silva de |
Keywords: | Diversidade Cultural Escola Ensino |
Issue Date: | 24-Jul-2019 |
Abstract: | O presente artigo se propõe a discutir o tema diversidade cultural, especialmente no âmbito do ensino escolar. Desse modo, propõe-se realizar uma análise de como a diversidade cultural é trabalhada em uma escola municipal de Anápolis-GO. Portanto, esse estudo tem como objetivo compreender o termo diversidade cultural, apontar os conteúdos trabalhados nas turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental dessa escola e realizar uma análise da prática pedagógica dos professores em cima dos autores estudados, enfatizando a importância de ensinar a diversidade cultural na escola desenvolvendo a conscientização e compreensão em relação ao estilo de vida, linguagem, etnia, modelo familiar, crenças, vestimentas entre outras diferenças presentes no contexto escolar e social do aluno. A pesquisa em questão é de caráter qualiquantitativa, desenvolvida por meio de pesquisa de campo, aplicação de questionários e pesquisa bibliográfica a partir de artigos, documentos e obras publicadas sobre o tema abordado, delimitando o que é essencial ao objeto de estudo, buscando assim, compreender a forma como a diversidade cultural é abordada no ambiente escolar, tendo como premissa as teorias de autores que amparam à temática. Assim sendo, trata-se de olhar a diversidade cultural e sua pluralidade, bem como a relevância de abordá-la no meio escolar, comtemplando o processo de formação dos sujeitos. |
URI: | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/1873 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC II Mirian - Editado II versão.pdf | 418.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.