Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/18419
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Batista Araújo, Jéssica | - |
dc.contributor.author | Soares Bolentine, Geovana | - |
dc.contributor.author | Otoni Ribeiro Costa, Pedro | - |
dc.contributor.author | Batista Araújo, Jéssica | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-03T23:34:03Z | - |
dc.date.available | 2021-12-03T23:34:03Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/18419 | - |
dc.description.abstract | A sociedade moderna tem enfrentado um pânico social crescente em que a mídia espalha as taxas de crimes e violência de maneiras sensacionalistas pelos meios de comunicação. Nesse contexto, estão envolvidos no “mundo do crime”, os adolescentes autores de atos infracionais, que são atos contrário às normas, sendo ilegal e julgado por lei, como consta no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). É de extrema preocupação as situações dos jovens em conflito com a lei, principalmente no que tange às práticas dos profissionais de psicologia para modificar essa realidade. Há uma tendência política e social de intervir na substância do problema sem investigar sua causa raiz, acreditando que sua solução só é alcançada por meio de leis e decretos, separados das necessidades das crianças e adolescentes no Brasil. Pretende-se problematizar as questões relacionadas à prática profissional dos psicólogos neste contexto; compreender o papel da psicologia na reinserção social das crianças e adolescentes em medidas socioeducativas e fatores de reincidência. Mapear e rastrear os principais textos sobre o tema; buscar analisadores na história; analisar e construir mapas das relações de poder e esquema de forças; traçar diagramas; problematizar objetos e práticas. A metodologia utilizada é a cartografia, método postulado por Deleuze e Guattari (1995) na introdução do livro Rizoma: esquizofrenia e capitalismo e parte de um novo entender sobre o pesquisar. Nesse trabalho, tecemos dois diagramas desenrolando suas linhas de força, poder/saber e buscando as linhas de fuga, de resistência – talvez o grande desafio da psicologia nesse campo. | pt_BR |
dc.subject | ato infracional | pt_BR |
dc.subject | crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.subject | psicologia, subjetividade | pt_BR |
dc.title | CRIANÇAS E ADOLESCENTES AUTORES DE ATO INFRACIONAL E SUBJETIVIDADE: DESAFIOS DA PRÁTICA PROFISSIONAL DE PSICOLOGIA | pt_BR |
Appears in Collections: | ANAIS DO VI SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNEVANGÉLICA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CRIANÇAS E ADOLESCENTES AUTORES DE ATOS INFRACIONÁRIOS.pdf | 260.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.