Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/17956
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pricinote, Silvia Cristina Marques Nunes | - |
dc.contributor.author | Rocha, Lucas de Lima | - |
dc.contributor.author | Cunha, Marília Gomes da | - |
dc.contributor.author | Rotondano Filho, Adriano Ferro | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Gustavo Silva | - |
dc.contributor.author | Duarte, Marcelo Mota de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-25T13:18:44Z | - |
dc.date.available | 2021-06-25T13:18:44Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-20 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/17956 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma das mais bem descritas ferramentas utilizadas nas instituições de ensino que visam uma formação médica baseada em metodologias ativas. O presente estudo teve como objetivo comparar a percepção em diferentes períodos da graduação a respeito do método ABP por acadêmicos do curso de medicina em uma instituição de ensino superior do estado de Goiás. Métodos: Tratou-se de uma pesquisa com delineamento observacional e transversal, sendo constituída uma amostra de conveniência com acadêmicos do ciclo básico, ciclo clínico e internato, constituída por 145 acadêmicos. A avaliação foi realizada por meio do questionário “Critérios para avaliar a percepção dos alunos sobre a implementação da ABP” modificado. Resultados: O internato é o grupo com melhor taxa de satisfação em relação à metodologia ABP (48,6%), seguida pelociclo básico (43,5%) e clínico (21%). A principal vantagem apontada é habilidade de tomada de decisões (35,9%), sendo a falta de direcionamento de fontes de estudo a principal desvantagem (38,7%) e a melhor delimitação de objetivos e fontes de estudo a sugestão de melhoria predominante (29,7%). Discussão: Em comparação ao método tradicional, a ABP obteve percepção positiva em muitos aspectos. A falta de direcionamento de estudo, a carga horária elevada e a substituição do professor por um facilitador podem dificultar o processo de aprendizado e adaptação do aluno. A maior aceitação do método pelo internato decorre do conhecimento teórico adquirido e reconhecimento da aplicabilidade na prática médica.Conclusão: Alunos imersos na ABPpossuem melhorcapacidade para tomadas de decisões e correlação entre raciocínio e conteúdo, com maior aceitabilidade entre amostra do internato. Há consenso em relação a falta de direcionamento de fontes de estudo, além demaior dificuldade de administração e organização de tempo por parte dos alunos submetidos a metodologia ABP. | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de medicina | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem baseada em problemas (ABP): a percepção dos acadêmicos do curso de medicina de uma instituição de ensino superior em diferentes momentos da graduação | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Aprendizagem baseada em problemas (abp) a percepção dos acadêmicos do curso de medicina.pdf | 770.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.