Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/17061
Title: QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR-ESTUDANTE DA GRADUAÇÃO DE FARMÁCIA DA FACER
Authors: TAVARES, VIVIANE RODRIGUES
PIRES, JOBERTH SÉRGIO DO CARMO
SILVA, WALACY FERREIRA DA
Keywords: Qualidade de vida
Estudante
Trabalhador
Issue Date: 2017
Abstract: INTRODUÇÃO: A QV é um benefício estabelecido de diversas condutas e que oferece o mínimo de condições para que todos nela inseridos possam aumentar o máximo de seu potencial. O instrumento utilizado para mensuração da QV dos trabalhadores-estudantes foi WHOQOL-bref, foi criado pela equipe de QV da Organização Mundial da Saúde, e é uma explicação resumida do WHOQOL-100. OBJETIVO: Analisar a QV do trabalhador estudante da graduação de farmácia da FACER-Ceres-GO, e identificar as áreas e aspectos que interferem na QV do trabalhador-estudante. METODOLOGIA: A metodologia constatou-se em um estudo exploratório, quantitativo com produção de dados por meio de entrevista aplicada a 29 estudantes-trabalhadores de diferentes períodos, do curso de farmácia e que possuem qualquer forma de vínculo empregatício e acadêmicos que concordaram em participar da pesquisa por meio da assinatura do termo consentimento livre e esclarecido (TCLE). Foram utilizados os questionários sociodemográfico e o instrumento WHOQOL bref validado. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram entrevistados 29 estudantes do curso de farmácia da FACER-Faculdade de Ceres, destes 55,17% correspondem ao gênero feminino, e 44,83% ao gênero masculino. Os entrevistados mostraram-se insatisfeitos com suas QV, relataram dificuldade em conciliar a dupla jornada (trabalho e estudo) e a falta de tempo para a família e diversão. CONCLUSÃO: Os trabalhadores-estudantes do curso de Farmácia da FACER são insatisfeitos com a dupla jornada por eles enfrentados, o que resulta na queda do rendimento como acadêmico e/ou trabalhador, e uma baixa percepção sua qualidade de vida.
URI: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/17061
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.