Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/1128
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Enetério, Núbia G. da P. | - |
dc.contributor.author | Roza, André M. | - |
dc.contributor.author | Krauspenhar, Ellwes C. de C. | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-29T23:23:24Z | - |
dc.date.available | 2019-03-29T23:23:24Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/1128 | - |
dc.description.abstract | Entre a Alfabetização e o Letramento existem os métodos de Alfabetização, sendo que destes sobrepõe-se aos métodos Analíticos ou Globais, que partem de um contexto de leitura e/ou conhecimentos prévios dos alunos para se chegar à Alfabetização; e também os métodos sintéticos, que partem da menor unidade da língua para somente depois aglutinarem-se os elementos e/ou domínios da escrita. O fato é que os métodos não encerram a díade Alfabetização/Letramento, uma vez que se trata de conceitos que, apesar de longamente discutidos, ainda estão sendo construídos e/ou reinterpretados, pois não são sinônimos e um não exclui o outro, haja vista que Alfabetizar pressupõe instrumentalizar o estudante par o ler, enquanto que o letramento pressupõe o “ser leitor” inserido em uma cultura ou grupo social. Ora, uma vez que o debate entre tais conceitos ainda não logrou êxitos nas questões que envolvem a compreensão plena do processo de Alfabetizar/Letrar, optou-se por introduzir um dos afluentes da Neuropsicologia para complementar a discussão: As Funções Executivas, que por sua vez, além de aferir as capacidades neurológicas do indivíduo, demonstra seu funcionamento cortical, através da elucidação do envolvimento da memória, controle inibitório e flexibilidade cognitiva no processo de capacitação à interpretação de mundo, à Alfabetização/Letramento. | pt_BR |
dc.subject | funções executivas | pt_BR |
dc.subject | alfabetização | pt_BR |
dc.subject | letramento | pt_BR |
dc.title | FUNÇÕES EXECUTIVAS, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – UMA INTER-RELAÇÃO NECESSÁRIA | pt_BR |
Appears in Collections: | ANAIS DO I E DO II SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIEVANGÉLICA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Funções Executivas, Alfabetização e Letramento – Uma inter-relação necessária.pdf | 700.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.