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dc.contributor.advisorCOSTA JUNIOR, GLEDISTON NEPOMUCENO-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, LUCAS LÁZARO-
dc.date.accessioned2018-07-24T12:37:23Z-
dc.date.available2018-07-24T12:37:23Z-
dc.date.issued2018-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/103-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma analise comparativa a respeito da técnica de reciclagem de pavimentos a frio in situ, utilizando três ligantes: o cimento, a emulsão asfáltica e a espuma de betume, com as suas respectivas vantagens e desvantagens. No Brasil o principal modal de transportes é o rodoviário, presente em todo o território nacional. A malha rodoviária do país é constituída principalmente pelos pavimentos flexíveis, onde uma grande parcela destes apresenta problemas. A manutenção periódica é sempre recomendada pelos especialistas em rodovias, porém não ocorre com frequência. Assim a reciclagem é uma alternativa para a restauração desse pavimento, proporcionando a recuperação da qualidade, possuindo uma relação custo/beneficio satisfatória, evitando o desperdício de materiais, reduzindo a exploração de fontes não renováveis, e contribuindo diretamente com a redução dos impactos ambientais. Primeiramente é abordada uma revisão bibliográfica de temas associados ao assunto central, sendo então apresentados os principais conceitos do pavimento, das suas patologias, a reciclagem (classificação e definição), e da reciclagem a frio in situ a frio. Na sequencia são introduzidos os métodos usando três dos principais ligantes encontrados no Brasil, o cimento, a emulsão e a espuma de asfalto. Por fim é discutido as suas particularidades, de modo a chegar em um consenso sobre as variáveis indispensáveis para a escolha da técnica de reciclagem.pt_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectIn situpt_BR
dc.subjectAsfaltopt_BR
dc.subjectRestauraçãopt_BR
dc.titleRECICLAGEM DE PAVIMENTOS A FRIO IN SITUpt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's

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